Cirurgias


Os Olhos são órgãos sensoriais que captam a luz e a transformam em impulsos nervosos que chegam ao cérebro conduzido pelo nervo óptico. Portanto, qualquer erro neste delicado sistema pode resultar numa diminuição da acuidade visual como os erros de refração (foco) como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, ou ainda perda de transparência de meios como a catarata (perda da transparência da lente natural, o cristalino) ou infecções ou inflamações intraoculares (uveítes) e distúrbios na parte neurossensorial que podem acometer tanto a retina (como descolamento, degeneração macular) quanto o nervo óptico (glaucoma, neurite).

Conheça os procedimentos cirúrgicos realizados pela equipe da Clinica de Olhos Vila Mariana:

Cirurgia de Catarata

A técnica mais utilizada mundialmente é a facoemulsificação onde o cristalino (lente natural) é fragmentado através do uso de ultrassom e aspirado. Porém, com a modernização da tecnologia, hoje dispomos do mesmo procedimento a laser que pode aumentar a precisão da cirurgia, substituindo alguns passos do cirurgião.
Além disso, com a melhora das lentes intraoculares, dispomos de lentes capazes de corrigir os distúrbios de longe (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e também de perto, a presbiopia (lentes multifocais intraoculares).
Consulte nossa equipe, teremos o maior prazer em proporcionar o tratamento mais moderno disponível de acordo com seu caso.


Cirurgia à Laser (refrativa)

A modalidade de cirurgia refrativa engloba procedimentos que podem tratar tanto miopia, hipermetropia como astigmatismo, para eliminar o uso de óculos ou lentes de contato.
Para tal, dispomos de tratamento a laser que podem ser realizados através das técnicas PRK ou Lasik com laser de femtosegundo e, para os casos em que seja impossível a correção a laser, dispomos ainda de implantes de lentes fácicas (colocadas sobre o cristalino).
Converse com nossa equipe, teremos o maior prazer em avaliá-lo (a).


Transplante de Córnea

Consiste na substituição parcial ou total da córnea por uma córnea de doado que pode ser realizada com laser de femtosegundo ou mecanicamente. Está indicado em patologias que diminuam a transparência da córnea (como cicatrizes, infecções) ou alterem sua curvatura (como o ceratocone).


Glaucoma

A cirurgia do glaucoma tem como objetivo aumentar a drenagem do líquido interno do olho e promover a diminuição da pressão intraocular, evitando que as lesões do nervo óptico aumentem. Ela é indicada para pacientes nos quais o tratamento clínico com colírios não está sendo suficiente para controlar evolução do glaucoma. A cirurgia de glaucoma pode ser realizada a laser, chamada de trabeculoplastia. Ela pode ser também fistulizante, sendo a trabeculectomia a técnica mais utilizada atualmente. Implantes valvulados podem ser utilizados em casos mais avançados ou em glaucoma neovascular.


Cirurgia de Retina

A Fotocoagulação a laser é um procedimento ambulatorial que consiste na aplicação de luz na retina ou vaso doente na tentativa de prevenir a evolução de retinopatias e bloquear roturas e buracos para prevenção de descolamentos.

Injeções intra-vítreas são procedimentos realizados em ambiente cirúrgico com drogas cuja principal ação ocorre nos vasos doentes e nas substâncias prejudiciais que a retina doente produz. Podem ser utilizadas em retinopatias, oclusões vasculares, degeneração macular relacionada à idade.

A Vitrectomia é uma cirurgia na qual utilizamos um aparelho e microscópio de tecnologia avançada para remoção de hemorragias intra-oculares causadas por sangramentos anormais, remoção de remanescentes inflamatórios, membranas e vítreo doente. Muitas vezes utilizamos duas ou mais ténicas de tratamento associadas na tentativa de uma melhora no sucesso terapêutico.


Plástica Ocular

Especialidade que tem com objetivo tratar anomalia das pálpebras, sejam elas estéticas ou funcionais. Doenças como entrópio, ectrópio, tumores, dermatocálase, entre outras, são corrigidos através do tratamento cirúrgico.

Além disso dispomos de tratamentos estéticos. Converse com nossos especialistas.


Cirurgia para Estrabismo

Estrabismo é uma doença que se caracteriza pelo desalinhamento ocular (olho torto). Manifesta-se em crianças e em adultos, e pode ocorrer de forma constante ou esporádica. A presença do olho torto prejudica o desenvolvimento normal da visão na criança, além de causar prejuízos socias e psicológicos.

Os objetivos do tratamento são: garantir boa visão, melhorar o posicionamento dos olhos e recuperar visão binocular, o que pode ser feito através do uso de óculos, tampão e em casos selecionados, cirurgias e uso de toxina botulínica.

Quanto mais cedo realizado o diagnóstico, mais eficiente é o tratamento.


Implante de Anel Intraestromal

Realizados com laser de femtosegundo consiste no implante de segmentos de anel dentro da córnea podendo melhorar a deformidade causada pelo ceratocone evitando em muitos casos o transplante, tendo como principal vantagem, a ausência de risco de rejeição.
Converse com nossos especialistas.