O que é a catarata e como é possível tratá-la?

25 de setembro de 2017
tela4blog.png

Os olhos possuem um conjunto complexo de estruturas que trabalham de modo ordenado para que possamos enxergar o mundo ao nosso redor. Esclera, córnea, íris, cristalino, corpo ciliar, coroide, retina, são apenas alguns dos componentes do olho humano. Um elemento muito importante do olho é o cristalino. Ele nada mais é do que uma lente, que permite a focalização e a visão clara das imagens. Mas para que consigamos enxergar claramente as coisas é necessário que o cristalino esteja transparente.

O que é a catarata?

A catarata é uma doença caracterizada pelo desenvolvimento de uma opacidade do cristalino. A maioria das cataratas evolui lentamente e no início perturba pouco ou não perturba a visão. Mas a medida que ela progride o doente passa a ter uma visão nublada e a sentir como se estivesse olhando por uma janela embaçada. Essa baixa de visão faz com que atividades como ler e dirigir fiquem progressivamente mais difíceis.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 51% dos casos de cegueira no mundo sejam causados pela catarata. Ela também é responsável por um grande número de casos de baixa visão em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Tratamento da catarata

Não existe tratamento clínico para a catarata. A única forma de trazer novamente a visão clara do paciente é através da cirurgia de catarata, que é um procedimento seguro e eficaz, onde o cristalino opacificado é removido e é, então, substituído por uma lente artificial. Esta lente é chamada de lente intraocular (LIO).

Atualmente a cirurgia pode ser feita desde o início dos sintomas, não sendo necessário esperar que a catarata fique muito madura. Com isso é possível evitar que a catarata cause complicações permanentes e é possível manter a qualidade de vida do paciente.

Entre em contato conosco para conversar sobre a catarata.

Não deixe a catarata atrapalhar as coisas boas da sua vida. Essa é uma doença incômoda que pode impedir a realização de diversas atividades. Mas não é necessário conviver com ela, é possível encontrar um tratamento. Quer acompanhar mais conteúdos sobre esse assunto? Então fique sempre atento às nossas postagens!

logo-COVM-md-branco

Rua Pedro de Toledo, 80
1º andar - Vila Mariana
04039-000 - São Paulo
Agendamento de Consultas:
(11) 3053-8828 ou
WhatsApp: (11) 96192-4271

COVM nas Redes

Copyright COVM 2017. Todos os direitos reservados