Uma boa recuperação da cirurgia de catarata é essencial para uma visão perfeita

25 de setembro de 2017
recuperacao_cirurgia_catarata.jpg

Conhecemos como catarata a doença que faz com que o cristalino, local responsável pela focalização das imagens, perca a sua transparência. Ela pode ser congênita, mas também pode vir com alguma doença ou certos hábitos como beber muito álcool, hereditariedade, obesidade, tabagismo, etc. Dependendo da causa, a catarata pode afetar um olho ou ambos.

Inicialmente, o desenvolvimento da catarata é lento e não perturba a sua visão, sendo que uma iluminação mais forte e uso de óculos já ajudam. No entanto, com o tempo, a catarata vai começando a afetar a visão e as atividades diárias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 50% da cegueira pelo mundo é causada por essa doença.

Atualmente, a cirurgia é a única maneira de se curar a catarata. Nela, a lente opaca é substituída por uma lente artificial transparente chamada de intraocular. Lembrando que, após a cirurgia, o paciente deve tomar alguns cuidados para ter uma boa recuperação da cirurgia de catarata.

Quais são os benefícios da cirurgia de catarata?

• No passado, a catarata precisava evoluir para ser operada. Com a evolução da tecnologia, no entanto, a cirurgia de catarata pode ser realizada em pessoas de qualquer idade, independente do grau da doença;
• A cirurgia de catarata é muito segura e rápida; em aproximadamente meia hora você terá a lente opaca substituída por uma lente transparente;
• A taxa de sucesso da cirurgia de catarata é altíssima e, além disso, você não precisará ser internado para fazer a cirurgia. Se o paciente tomar os cuidados necessários durante a recuperação da cirurgia de catarata, essa taxa pode aumentar ainda mais!;
• Além da catarata, a cirurgia pode resolver outros problemas de visão como astigmatismo e miopia. Isso acontece porque as lentes intraoculares são feitas a partir do grau do paciente.

O que fazer durante a recuperação da cirurgia de catarata?

Nas primeiras 24 horas da recuperação da cirurgia de catarata, o paciente não deve fazer esforço físico ou abaixar bruscamente a cabeça, deve se movimentar devagar. Os horários e doses dos medicamentos receitados pelo médico devem ser respeitados, sendo que antes da aplicação é de extrema importância estar com as mãos limpas. Lugares com poluição, poeira e outras substâncias devem ser evitados e é importante que o paciente não coce os olhos.

Não lavar os cabelos até três dias após a cirurgia para evitar que o shampoo caia nos olhos. As mulheres não podem usar maquiagem nos olhos antes da cirurgia completar duas semanas, também não deve pintar os cabelos antes desse período para que as substâncias químicas não entrem em contato com os olhos.

Em caso de dor, olho vermelho, secreção ou baixa acuidade visual, o paciente deve procurar imediatamente o médico. É recomendado também que ele faça consultas periódicas até receber alta definitiva da recuperação da cirurgia de catarata.

logo-COVM-md-branco

Rua Pedro de Toledo, 80
1º andar - Vila Mariana
04039-000 - São Paulo
Agendamento de Consultas:
(11) 3053-8828 ou
WhatsApp: (11) 96192-4271

COVM nas Redes

Copyright COVM 2017. Todos os direitos reservados